Projetos

Mãos que constroem

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

É o momento de cuidar de nossas crianças e adolescentes (06 a 15 anos) quando eles não estão na escola. Se estudam de manhã, estão por aqui no período da tarde e vice-versa. Acontece de segunda à sexta. Temos diversas atividades: rodas de conversa e apoio; educação física; percussão; dança; ações do Itaqueri Tec (vide abaixo); passeios pedagógicos; e muito mais! Esta ação é financiada pela Prefeitura Municipal de Itirapina, Instituto EPTV e Ponto de Cultura de SP.

Itaqueri Tec

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Começa como um programa de inclusão digital na Associação, mas queremos ir mais longe! Em parceria com o Instituto EPTV, a gente trouxe aulas de robótica e empreendedorismo para nossas crianças e adolescentes. Somado às nossas experiências na área de meio ambiente, também temos oficinas de educação ambiental. Nossa intenção é pensar a relação entre a tecnologia, a natureza e o futuro profissional. Cabe tudo isso? Sempre! As ações são desenvolvidas dentro das atividades do "Mãos que constroem" e em eventos na comunidade.

Escola do cuidar

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Este é o lugar onde procuramos ensinar e aprender o cuidar. Temos uma parceria muito legal com o "Lar dos Pobres" - o asilo da cidade. Todo sábado - e esporadicamente no "Mãos que constroem" - a gente realiza encontros intergeracionais, as crianças ajudam no café da tarde dos idosos, além de doar um pouco do seu tempo para passear com eles e conversar.

Capoeira Angola e ludicidade

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Já te contamos que cultura é com a gente né? Então, a aula de capoeira Angola, todo sábado, é um momento de vivências significativas: cantos, contato com instrumentos e o diálogo dos corpos por meio do movimento e da roda. Esta atividade é financiada pelo "Ponto de Cultura".

Oficinas Livres

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Como temos a intenção de cuidar de todo mundo, por aqui também acontecem oficinas livres para a comunidade. Temos turmas de inglês e de violão.

Grupo de estudos e práticas afro-brasileiras

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Já te contamos que queremos cuidar de todo mundo né? Nos preocupamos muito com história do nosso país, com nossa ancestralidade, com os desafios sociais que devemos vencer. Assim, criamos um Grupo de Estudos e Práticas Afro-brasileiras (Irmandade de São Benedito). É a forma que a gente fomenta a cultura e os estudos afro-brasileiros. Em 2018, demos um grande passo, realizamos a I Semana da Consciência Negra de Itirapina.